Pé Plano na infância
Pé plano ou pé chato se caracteriza basicamente pela ausência do arco plantar (curvatura do pé) fazendo com que o pé da criança toque o chão por inteiro. Essa característica está presente em praticamente todos os bebes pelo fato dos pés apresentarem maior quantidade de gordura, além da hipotonia muscular e frouxidão ligamentar característica dos bebes.

Normalmente o formato chato dos pés das crianças começa a se modificar por volta dos 3 anos até os 7 anos e mesmo a persistência do planismo dos pés não necessariamente significa um pé “doente” quando não vem acompanhado de dor ou dificuldade na marcha.
O tratamento dos pés planos se modificou ao longo dos anos e as famosas botas ortopédicas tem sido deixadas de lado. Atualmente as palmilhas ortopédicas são utilizadas no tratamento dos pés planos sintomáticos, ou seja, aqueles que vem acompanhados de dor ou dificuldade no caminhar. É importante saber que as palmilhas não curam o pé plano apenas reduzem os sintomas, sendo as cirurgias indicadas quando os sintomas persistem mesmo com o uso das palmilhas ou quando associadas a outras patologias (barra óssea, navicular acessório...).

Conheça o
Dr. Leonardo Cortez
Graduado em Medicina pela Universidade de Taubaté (UNITAU), concluído em 2010. Residencia medica em Ortopedia e Traumatologia-Hospital Universitario de Taubaté, concluído em 2014. Especialização em [...]
Veja o currículo completo do Dr.