Mielomeningocele
Mielomeningocele é uma má-formação congênita, sendo a mais comum dentre os defeitos de fechamento do tubo neural. Nesta patologia se observa uma falha na formação da vértebra (osso da coluna) onde as raízes nervosas e meninges ficam expostas.

Não se sabe ao certo a causa da mielomeningocele porém parece resultar de uma combinação de fatores genéticos e ambientais. A ingestão de acido fólico por exemplo é uma forma conhecida para prevenção desse e de outros defeitos de fechamento do tubo neural.
O paciente portador de mielomeningocele cursa com perda de movimento e sensibilidade dos membros inferiores, sendo que quanto mais alta a lesão mais grave será o comprometimento dos membros inferiores (ex: se a bolsa se exteriorizou através de uma vértebra torácica o paciente terá um comprometimento dos movimentos e da sensibilidade de todo o membro inferior, diferente de uma lesão em uma vértebra sacral onde normalmente há o comprometimento apenas dos pés). O tratamento ortopédico visa prevenir deformidades e auxiliar que o paciente tenha uma marcha mais próxima da normal possível. Além do ortopedista, o portador de mielomeningocele precisa de acompanhamento de vários outros profissionais pois costuma apresentar também hidrocefalia e incontinência fecal e vesical.

Conheça o
Dr. Leonardo Cortez
Graduado em Medicina pela Universidade de Taubaté (UNITAU), concluído em 2010. Residencia medica em Ortopedia e Traumatologia-Hospital Universitario de Taubaté, concluído em 2014. Especialização em [...]
Veja o currículo completo do Dr.